PROJETO BLOG - LIXO , OUTRAS POSSIBILIDADES
Somos uma organização de moradores da zona Oeste da capital da cidade de São Paulo, preocupados com a destinação do lixo e suas conseqüências sócio-ambientais. Como alternativa a essa problemática identificada nos organizamos para pensar as possibilidades de usos do lixo e a importância da conscientização da população por intermédio da comunicação criada através do BLOG, LIXO- outras possibilidades e da educação sócio-ambiental e oficinas de capacitações que divulgadas neste veículo, vão caracterizar nossas intervenções.
Análise de Contexto e Justificativa
São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, hoje com 19.223.897 habitantes é a quarta maior aglomeração urbana do mundo. O elavado grau de globalização da cidade não trouxe suficiente consciência sócio-ambiental à grande parte da população que a habita e mesmo com avanços como a coleta seletiva de lixo por cooperativas que hoje abrangem muitas das regiões da cidade, é identificado o cenário da necessidade de intervenções que ampliem a consciência sócio-ambiental da população para que possam pensar e discutir idéias sobre a incorporação de formas criativas de utilização do lixo que consome, reduzindo seu consumo e gerando modos de vida e relações que considerem o meio ambiente como algo imprescindível a ser cuidado para a garantia da qualidade de vida das pessoas.
As intervenções do projeto “Lixo – outras possibilidades” pretende gerar capacitações e divulgação de informações à população como intercâmbio de formas de utilização criativa do lixo e chamar a atenção para as implicações de uma postura ética, consciente e interventiva visando mudança de comportamento a partir da educação sócio-ambiental.
Objetivo Geral
Criação de um BLOG LIXO – OUTRAS POSSIBILIDADES, para divulgação de novas formas de utilização do lixo que podem ser aplicadas de formas caseiras e criativas, complementado com curso de capacitação, MAIS ARTE, MENOS LIXO.
Objetivos Específicos
Criação de um BLOG com informações e discussões acerca das possibilidades de utilização do lixo, minimizando o descarte do lixo doméstico primeiramente, através de seleção de lixo que possa ser revertido em objetos criativos e úteis.
A partir da criação do BLOGLIXO - OUTRAS POSSIBILIDADES, um meio de comunicação interativo, que contenha informações e espaço para intercâmbio de conhecimento acerca das possibilidades de intervenção no lixo e da importância de discussões a respeito dessa problemática, o que tange em questões como a minimização do descarte, redução do consumo, consumo consciente, educação sócio-ambiental e a possibilidade de criação de objetos criativos, voltados para elaboração de objetos de arte, voltados para futuros artistas plásticos, que sempre foram os pioneiros e críticos na transformação do olhar do mundo, através de suas manifestações, por parte de qualquer pessoa que apresente interesse, fortalecendo a autonomia das pessoas e sua participação social consciente.
As capacitações, além de instruir sobre as formas de utilização do lixo, pretendem estimular trabalhos comunitários e iniciativas de formação de cooperativas, gerando possibilidades de ganho alternativo através da venda de objetos e também da habilitação de gestores ambientais através de cursos de educação sócio-ambiental melhorando a conscientização da problemática do aquecimento global e procurando minimizar a desigualdade social.
Escopo
Descrição
Entrega da elaboração e criação do BLOG – LIXO, OUTRAS POSSIBILIDADES e da criação de curso de capacitação – MAIS ARTE, MENOS LIXO, utilizando descartes de “lixo” para criação de objetos de arte.
Elaboração de “panfleto utilitário” para divulgação do BLOG, reaproveitando os “rolinhos” que são jogados fora do papel higiênico para a campanha publicitária – ENROLE NÃO ENSAQUE que servirão para catar coco de cachorros que são jogados embrulhados em sacos plásticos em caçambas, outro problema ambiental.
Além de camisetas que serão confeccionadas com material reciclado, divulgando o projeto , BLOG LIXO – OUTRAS POSSIBILIDADES com MAIS ARTE e MENOS LIXO.